Quando o frio chega, a nossa vontade de comer alimentos mais calóricos aumenta, o consumo de massas, cremes e molhos feitos com queijo, feijoada, chocolate, capuccino… Muitas pessoas associam esse aumento do desejo por refeições gordas ao fato de que nosso organismo gasta mais energia para manter o corpo aquecido. Será que isso realmente acontece mesmo e podemos comer besteiras sem engordar quando a temperatura cai?

Quando está frio, o organismo tem de produzir mais energia para manter a temperatura corporal adequada (em torno de 36,5 °C), e isso faz com que o metabolismo aumente. Mas a elevação do gasto calórico é pequena e não vai gerar perda de peso corporal, a pequena elevação do metabolismo é acompanhada do aumento da sensação de fome também, já que o corpo busca uma forma para repor a maior demanda de energia. Para não engordar no inverno, é importante manter a disciplina e colocar a atividade física como prioridade. Além disso, sempre é bom lembrar do básico: mastigar devagar, dormir bem e preferir alimentos menos processados, que contribuem para prolongar a saciedade e ajudam na manutenção do peso.

Mas então treinar no frio queima mais calorias?

Treinar no inverno queima mais calorias. Isso acontece porque a exposição ao frio faz com que nosso corpo gaste mais energia para manter o equilíbrio da sua temperatura, estimulando a termogênese – a capacidade de queimar calorias para gerar calor.

Os exercícios, quando praticados em ambientes mais frios, proporcionam maior sensação de bem-estar pois a temperatura mais baixa facilita o controle térmico do corpo melhorando o desempenho durante atividades com maior exigência aeróbica como caminhadas, ciclismo e corridas. No verão, suamos mais e a frequência respiratória se eleva mais rápido, causando cansaço. O inverno pode ser o momento certo para intensificar os seus treinos!

Um bom planejamento é a melhor forma de começar a praticar exercícios, segue abaixo algumas dicas que podem te ajudar muito:

1. Busque atividades que você goste.

2. Coloque uma roupa confortável, mas se agasalhe!

3. Organize o tempo. Otimize o dia treinando em uma academia próxima da sua casa ou do trabalho

4. Fique de olho na alimentação – um bom pré-treino pode dar aquela energia extra para melhorar a performance . 

Na Farmácia Capim Limão você encontra muitas opções em pré-treinos, clique aqui e confira agora mesmo.