A vitamina D é essencial para diferentes funções do organismo. Seu principal papel é na regulação do metabolismo do cálcio e do fósforo. Ela também tem ação no sistema imunológico, controle de pressão arterial e participa dos processos de multiplicação e diferenciação celular. Ela possui mais de 900 genes-alvo potenciais, correspondendo a cerca de 3% do genoma humano.

Porém, apesar de sua importância para a homeostase de nossa saúde, a prevalência de sua deficiência é alarmante. No Brasil, aproximadamente 77% dos adultos, inclusive, mulheres, têm menos do que 20ng/mL de vitamina D circulantes, o que é considerado deficiência. Os principais fatores de risco para hipovitaminose D são: envelhecimento, privação de Sol, tabagismo, poluição, alguns medicamentos e outros.

A literatura científica tem diversos estudos associando a suplementação de vitamina D a diversos aspectos da saúde da mulher, e nós separamos aqueles mais comuns nas diferentes fases da vida:

Síndrome dos Ovários Policísticos

Muito prevalente, a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) consiste em um somatório de alterações e sintomas, como aumento da testosterona, hirsutismo, ovários com múltiplos cistos, pouca ou ausência de ovulação, aumento de peso, resistência à insulina e outros. Uma metanálise, conduzida por Lagowska et al. (2018), avaliou os efeitos da suplementação de vitamina D em pacientes com SOP e concluiu-se que as mulheres que faziam uso do suplemento tinham melhora da sensibilidade à insulina, principalmente com melhora do HOMA-IR e da glicemia de jejum. Um estudo duplo-cego randomizado, realizado por Jafari-Sfidvajani et al. (2018), avaliou a suplementação de vitamina D isolada ou associada com uma dieta hipocalórica em mulheres com SOP (e ainda havia o grupo placebo). Os resultados foram obtidos em ambos os grupos: os dois grupos que receberam a suplementação de vitamina D tiveram regulação do ciclo menstrual, redução de peso e circunferência de cintura.

Tensão Pré-Menstrual

Com mais de 200 sintomas associados, como ansiedade, estresse, insônia, dor nas mamas, alteração no padrão alimentar, depressão, inchaço, dificuldade para concentração, fadiga, redução da libido, irritabilidade e outros, a Tensão Pré-Menstrual (TPM) é muito comum nas mulheres no período fértil. Costuma iniciar, em um ciclo de 28 dias, normalmente, nos 10 primeiros que antecedem à menstruação. Um estudo conduzido com brasileiras demonstrou que 91,7% das 60 avaliadas, com idade entre 21 a 28 anos, tinham TPM. Bahrami et al. (2018) avaliaram a suplementação de vitamina D em 897 adolescentes com TPM, por 9 semanas, e concluíram que o grupo que recebeu a intervenção teve redução significativa nos sintomas de TPM.

Menopausa

Menopausa é o nome dado ao período no qual as mulheres têm a sua última menstruação, que ocorre, normalmente, na idade entre 45 a 55 anos. Diversos são os sintomas inerentes à menopausa, como fogachos, insônia, redução do humor, perda de libido, alteração da memória, entre outros. Além disso, há aumento do risco de desenvolvimento de algumas doenças, como osteoporose, doenças cardiovasculares e obesidade.

Um estudo feito por Schmitt et al. (2018) avaliou a deficiência de vitamina D em mulheres pós-menopausadas e a associação com síndrome metabólica. No estudo, todas as 463 mulheres pós-menopausadas, entre 45 a 75 anos, foram avaliadas, e o grupo que tinha suficiência de vitamina D era aquele com menor prevalência de síndrome metabólica, menores concentrações de insulina de jejum, colesterol total e triglicerídeos e maiores níveis de HDL-c, quando comparado ao grupo de mulheres com deficiência de vitamina D.

Cauley et al. (2015) concluíram que as mulheres na menopausa com suficiência de vitamina D tinham menos prevalência de fraturas não traumáticas. Nahas-Neto et al. (2018), em um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e placebo controlado, envolvendo mulheres de 50-65 anos, avaliaram a suplementação de vitamina D em marcadores de remodelação óssea. As mulheres que foram suplementadas tiveram redução nos marcadores.

A Farmácia Capim Limão manipula a vitamina D, clique aqui e envie sua receita.