Os contrastes de humidade e temperatura ambiental típicos do Inverno podem danificar a nossa pele, dado que ela atua como uma barreira de proteção face a qualquer mudança de ambiente. Também o vento pode prejudicá-la, sobretudo se se somar à deterioração produzida pelo frio. O terceiro “inimigo” da pele, durante esta época, são os ambientes interiores excessivamente aquecidos, com reduzida humidade, os quais produzem secura e desidratação. Os cuidados com a pele são essenciais como profilaxia para uma pele saudável ao longo da sua vida.

CUIDADOS PARA TODOS OS TIPOS DE PELE

É fundamental protegermo-nos face ao frio. Se a sua pele é normal ou gordurosa, está com sorte, pois será menos afetada. As cútis secas e sensíveis são as que necessitam de maior proteção e cuidado, embora hajam regras que se aplicam a todos os tipos de pele.

Neste sentido, os especialistas em Dermatologia recomendam as seguintes medidas:

. Cuidar da pele das crianças e dos idosos com especial atenção, pois ela é particularmente sensível ao inverno e mais propensa a sofrer fissuras e descamação.

.Ter cuidado com as mudanças de temperatura, ao entrar e sair de locais fechados. Essa passagem do frio para o calor excessivo e do calor para o frio afeta bastante a pele.

.Pôr de parte as peças de roupa que não deixam transpirar ou que sejam demasiado fechadas: a falta de oxigenação pode provocar irritações na pele.

.Há doenças de pele, como a psoríase ou a dermatite atópica, que pioram nos meses de inverno. Se é o seu caso, deve consultar um dermatologista, para que seja instaurado um tratamento preventivo.

.Aumente a humidade ambiental, usando um humidificador ou colocando um copo de água ou toalhas húmidas sobre os radiadores.

PREVENIR O ENVELHECIMENTO PREMATURO

Para melhor entender os cuidados com a pele que deve ter, a pele conta com uma superfície de proteção especial, formada por uma película de água e gordura – designada hidrolipídica –, que atua como uma barreira natural contra as agressões do meio ambiente.

Contudo, o frio enfraquece essa camada e torna a pele mais suscetível à perda de água. O que acontece, então? A epiderme vê diminuída a respetiva luminosidade e vitalidade, aumentando, por outro lado, a formação de radicais livres, que destroem as células e contribuem para o envelhecimento prematuro da nossa pele.

Mas há medidas que permitem proteger a cútis. Tome nota:

. Seja escrupulosa com a higiene. Embora pareça que a pele se suja menos do que no verão, nunca deve esquecer a sessão diária com leite de limpeza e a massagem com o tónico.

.Escolha um creme hidratante rico em antioxidantes e nutrientes, mais potente do que o usado no resto do ano.

. Lembre-se que a limpeza deve estender-se, não só à pele do rosto, mas também ao pescoço e lábios, já que estes carecem de proteção natural.

. Aplique uma máscara nutritiva todas as semanas, se tiver a pele seca ou sensível; e de 15 em 15 dias, se a sua pele for mista ou gordurosa.

. Se vai de férias para a neve, substitua o hidratante habitual por um creme com fator de proteção solar.

ATENÇÃO ESPECIAL AOS LÁBIOS

Os lábios são extremamente sensíveis ao frio, porque a sua pele é muito fina e carece de glândulas sebáceas e sudoríparas. Para mantê-los hidratados, leve sempre no bolso um baton de hidratação. E tome bem nota dos conselhos que se seguem:

. Num ambiente frio e com vento, corre o risco de “cortar” os lábios. Poderá evitá-lo utilizando um protetor gordo. O baton habitual não basta.

. Se o dano já foi feito, aplique um produto hidratante natural, como azeite, manteiga de karité ou mel. Faça-o cada vez que sentir os lábios doridos ou secos.

. No inverno, escolha um baton com agentes suavizantes e hidratantes. Manterá a sua boca suave e a cor durará muito mais.

. Se tem tendência para lábios secos, não os humedeça com a língua: quando a saliva se evapora, reduz parte da humidade natural do lábio.

CORPO: CUIDE COM AMOR

Nem o frio nem a pressa devem ser suficientes para que deixe de cuidar do seu corpo, tal como faz no verão. A hidratação diária é importante, porque mantém a pele elástica e cuidada. Pense que será um bom investimento para quando chegar o verão e quiser mostrar o seu corpo num biquiní ou com uma mini-saia mesmo muito mini… Mãos à obra!

. Tal como para o rosto, escolha um creme hidratante de corpo enriquecido em nutrientes e com efeito refirmante.

. Hidrate-o diariamente, depois do duche. Uma ou duas vezes por semana, substitua o “body milk” por um óleo corporal: aplique-o sobre a pele molhada e espere uns minutos, antes de se vestir, para absorver bem o produto.

.Um excesso de banhos e duches pode ressecar a pele e deixá-la desprotegida. Utilize sabonetes neutros e esqueça os muito perfumados, pois podem resultar agressivos.

.Faça uma esfoliação de duas em duas semanas, insistindo nas zonas que secam facilmente, como os cotovelos e os joelhos. Depois, hidrate generosamente.

.Mais uma boa ideia para os meses de inverno: antes de dormir, aplique um creme de mãos, sem esquecer de o passar pelas unhas Em seguida, aplique o mesmo creme nos pés, pois estes também sofrem imenso no inverno.

.Se tiver de se expor a climas realmente frios, use roupa de tecido térmico, o qual, além de conservar o calor, mantêm a pele seca, a permitir que o suor se evapore.

Clique aqui para conhecer a linha de hidratantes da Farmácia Capim Limão.