A pele fotoenvelhecida, ou madura, apresenta alterações morfológicas devido à perda de colágeno e elastina que dão sustentação aos tecidos mais internos, além da diminuição da produção de oleosidade, dentre outras alterações. O fotoenvelhecimento é um processo cumulativo e depende do grau de exposição ao sol e pigmentação da pele. O principal fator que provoca o envelhecimento precoce da pele, é a radiação ultravioleta (UV) do sol. Esta radiação invoca uma sequência complexa de danos no tecido conjuntivo.

A prevenção do fotoenvelhecimento deve ser iniciada o desde cedo, começando pela proteção solar. Proteger a pele das radiações solares é essencial para evitar o processo de envelhecimento precoce. Além disso, alguns cuidados diários como a limpeza,a hidratação, são muito importantes na prevenção.

Tome nota: quando falamos em tratamento, neste caso, consiste em reduzir a longo ou médio prazo os sinais do fotoenvelhecimento, não a reverter o processo.

Limpeza de pele

O rosto acumula muitas impurezas durante o dia. Tire sempre a maquiagem com solução micelar e lave o rosto com sabonete adequado para a pele madura. Esse procedimento ajuda a remover resíduos que podem deixar a pele fragilizada.

A função principal da água micelar é limpar a pele do rosto, ou seja, mandar embora as impurezas acumuladas durante o dia, que podem entupir os poros e ocasionar acnes e cravos.
O sabonete neutro de glicerina é hidratante, emoliente e mantém a umidade natural da pele.

Hidratação

pele madura passa por uma perda gradativa de hidratação cutânea, por isso necessitam constantemente de hidratação pois ajuda a nutrir as células e amenizar o desgaste da região, causando a flacidez e o ressecamento.

O Serun Gaba 10% melhora a textura da pele e dos poros, promove a produção de ácido hialurônico favorecendo a hidratação da pele.

Antioxidantes

O principal objetivo dos cremes antioxidantes é atuar na manutenção do estado da pele em determinado momento. Para ter o seu efeito potencializado, os cremes devem ser aliados ao protetor solar.

A Niacinamida 10 % possui muitos benefícios para a pele: a substância estimula a renovação celular, favorece a uniformização do tom da pele, é antioxidante, previne o envelhecimento e ajuda a controlar a oleosidade excessiva.

Protetor Solar

Naturalmente, o uso diário de um filtro solar comum já ajuda a prevenir a formação dos primeiros sinais do envelhecimento da pele. Por outro lado, quando o produto possui ativos antioxidantes e anti-idade, essa ação se torna mais potente e ainda ajuda a minimizar aquelas marcas do tempo já instaladas no rosto, sendo assim é essencial você fazer o uso do protetor para seu tipo de pele.

Fotoprotetor Facial gel Creme com proteção solar FPS 60 que protege a pele das queimaduras causadas principalmente pelos raios UVB. e PPD20 que protege dos raios UVA, conhecidos por acelerar o envelhecimento da pele.

Encontre o produto ideal para sua pele na loja da Farmácia Capim Limão, clique aqui e saiba mais

Créditos do texto Dra Tamires Pelaquim