Assim como a celulite e as estrias, outro problema de beleza que incomoda as mulheres são as manchas de pele.

Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens.

Quais são os tipos de melasma?

Existem três tipos de melasma:

Epidérmico, quando há depósito exacerbado de pigmento na epiderme (camada mais superficial da pele);

Dérmico, caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos;

Misto, quando há excesso de pigmentação na epiderme, na derme e em outras regiões.

Para tratar o melasma, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.

Como cuidar da pele com melasma no inverno?

Hidratação
Manter a pele sempre hidratada é essencial para que a barreira cutânea natural esteja saudável e protegida dos fatores externos, incluindo luz e calor. Por isso, o uso diário de cremes regenerativos com proteção solar é essencial. Se esse produto for antioxidante, com a vitamina c, melhor ainda.

Proteção solar

O protetor solar é uma das etapas mais importantes da skincare. No entanto, no inverno, quando a incidência de raios solares é menor do que nas outras estações do ano, a proteção solar acaba sendo deixada de lado. No entanto, em países tropicais como o Brasil, os índices de radiação UVA e UVB são altos em todas as épocas do ano, e o uso diário de protetor solar é fundamental para proteger contra os danos dessas radiações, prevenindo o envelhecimento precoce e o câncer da pele. O filtro solar é um aliado superimportante contra o melasma.  Opte sempre por produtos com alto fator de proteção solar (FPS 50, por exemplo) e com cor, pois o pigmento do filtro forma uma barreira física à luz visível, emitida por televisores e lâmpadas, que também podem escurecer a pele. Além do protetor solar, opte por barreiras físicas para se proteger contra os raios de sol como chapéus e viseiras.

Suplementos
É importante fazer uma manutenção do tratamento em casa com ativos via oral, como os antioxidantes orais que visam diminuir os danos causados pela irradiação solar na pele. O suplemento deve ser indicado pelo dermatologista.

Tratamentos em consultório
Os peelings químicos são uma boa opção, pois renovam a pele e ajudam a clarear as manchas. No peeling é aplicada na pele uma substância química, como o ácido retinóico, ácido mandélico, ácido salicílico, entre outros, com a finalidade de renovar, tonificar e alisar a pele. Apostar em tratamento com laser, também é uma boa opção pois possui alta penetração na pele e consegue destruir a melanina sem agredir a epiderme. Consulte o seu dermatologista e descubra qual é o melhor tratamento para a sua pele.