O óleo de coco é uma gordura obtida a partir do coco seco ou do coco fresco, sendo denominado óleo de coco refinado ou extra-virgem, respectivamente. O óleo de coco extra-virgem é o que mais traz benefícios para a saúde, já que não passa por processos de refinamento e não perde nutrientes nem é submetido a altas temperaturas.

O óleo de coco natural é muito versátil pois, além da alimentação, também pode ser usado como hidratante para o rosto, na máscara do cabelo. 

Veja a seguir algumas maneiras de como usufruir desse óleo milagroso.

Hidratar o cabelo

Existe uma infinidade de maneiras para você hidratar seus cabelos com óleo de coco, vou dar 3 dicas que vai salvar seu cabelo do ressecamento e deixá-los nutridos, brilhantes e saudáveis.

1.Pré- shampoo

Alguns shampoos possuem uma ação adstringente que retira boa parte do óleo natural do cabelo durante a lavagem. Esse óleo é essencial para os fios, especialmente para quem tem fios cacheados ou crespos,entretanto, quando o shampoo é comum há uma maneira de proteger os fios dessa ação, utilizando um pré-shampoo. O óleo de coco, por sua vez, é um ótimo pré-shampoo, portanto, basta passar o óleo no cabelo ainda seco e sujo, 20 minutos antes de banho, e ele vai formar uma capa protetora nos fios. Aí é só lavar com shampoo e condicionador, como de costume.

2.Umectaçao Noturna

A umectação noturna é uma ótima alternativa à falta de tempo. Pois é um tratamento feito durante a noite. Enquanto você dorme, o óleo age nos fios a fim de fortalecer, nutrir, alinhar e dar brilho à fibra capilar.

Mas como faz a umectação noturna???

É muito simples e prático, basta aplicar uma boa quantidade de óleo de coco nos cabelos sujos e secos, mecha a mecha, deixando o cabelo bem úmido com o óleo, apenas na região do comprimento e pontas, massageie delicadamente as mechas, enluvando-as, e o couro cabeludo com as pontas dos dedos, prenda o cabelo em um coque e coloque também uma touca se achar melhor para não molhar seu travesseiro com o óleo, na manhã seguinte higienize com o seu shampoo preferido e finalize com o condicionador.

Evite usar secador e chapinha no cabelo após a umectação, para que o óleo não “frite” seu cabelo, se for necessário seque o cabelo com secador com ar frio.

3.Hidratação com mascara capilar + óleo de coco

A combinação do óleo coco com a máscara será uma excelente fórmula para combater o ressecado, reduzir o frizz e controlar o volume das madeixas. O procedimento é muito simples e não vai alterar muita coisa em sua rotina.

  1. Em um recipiente, misture 2 colheres de máscara para cabelos, 1 colher de óleo de coco ;
  2. Lave os cabelos somente com shampoo;
  3. Aplique a misture em toda a extensão do cabelo;
  4. Deixe agir por 10 minutos;
  5. Enxágue os cabelos e aplique um condicionador.

Prontinho, você irá sentir os resultados na primeira aplicação.

Hidratar a pele

Pré e Pós depilação:

Se a pele ficou irritada após a depilação, passe o óleo para acalmá-la. O ingrediente ainda ajuda a evitar infecções, pois é um bactericida natural. Quando usar a lâmina, experimente passar o óleo antes, no lugar da espuma de depilação, para hidratar a pele e facilitar o processo

Hidratante Corporal:

O óleo de coco cria uma película sobre a pele que impede a perda de água, retendo a umidade natural e evitando o ressecamento. O uso do óleo de coco para peles ressecadas pode ser diário pois a pele do corpo é naturalmente mais seca, uma boa dica é combinar gotas de óleo ao hidratante corporal de preferência, essa dica garante uma hidratação profunda e pele sedosa, mesmo nos dias mais frios podendo ser usado em áreas mais ressecadas como joelhos e cotovelos como um hidratante.

Cuidados faciais:

Na face o óleo de coco pode ser um aliado para a pele, principalmente por sua ação antioxidante, porém ele deve ser aplicado com cautela, pois em grandes quantidades ele obstrui os poros e causa acne. Além disso, ajuda a retirar maquiagem e outras impurezas, acalmar a pele em casos de queimaduras ou quando há aumento da sensibilidade pós-praia. Como máscara de hidratação facial, é importante lembrar de deixá-lo alguns minutos na pele e sempre retirá-lo corretamente.

Na Farmácia Capim Limão você encontra óleo de coco em potes, sachês e também em cápsulas para suplementação oral, clique aqui e compre agora mesmo.